CENTRAL DE ATENDIMENTO: 11 4306-0057

O relacionamento com pessoas com deficiência

por | fev 21, 2017 | 0 Comentários

Como lidar com pessoas com deficiência?

Lidar com uma pessoa que passou por um trauma e se tornou deficiente física é uma tarefa delicada e que requer diversos tipos de cuidados, sejam eles psicológicos ou não.

O tratamento é o primeiro ponto a ser observado: dispense termos pejorativos como “inválido”, “aleijado” ou “incapaz”. A situação já é difícil por si só e já compromete bastante a auto-estima da vítima, portanto todo cuidado ao se dirigir a essas pessoas. Dê preferência aos termos comuns e mais formais como: pessoas com necessidades especiais, pessoas com deficiência, portadores de deficiência, entre outros.

Você também deve se adaptar à condição física desse indivíduo. Ao iniciar uma conversa, por exemplo, procure se sentar de maneira que o contato visual esteja no mesmo nível; além de ser cansativo para ele ficar olhando para cima o tempo todo, acaba sendo indelicado da sua parte

A cadeira de rodas é quase uma extensão do corpo do portador de deficiência, nada mais invasivo e desagradável do que se apoiar ou se utilizar da mesma como um objeto comum.

Se encontrar uma pessoa com deficiência enfrentando alguma dificuldade, ofereça sua ajuda e principalmente pergunte como pode ajudá-la. Uma tentativa de ajuda inadequada pode não só atrapalhar, como causar pequenos incidentes.

Existe uma série de pequenas “regras” para deixar o portador de deficiência confortável, e elas podem variar de pessoa para pessoa, porém apenas uma regra é universal: a necessidade de um cuidador de pessoas com deficiência.

Existem tarefas que somente um profissional qualificado para a função, poderá executar. Saiba mais sobre a importância do Cuidador de Portadores de Deficiência.

A História da Life First

A História da Life First

A Life First é uma empresa especializada em cuidados especiais, entre eles, o cuidado de idosos. Conheça mais sobre nossa história!

ler mais